Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estado deixa Caraúbas (RN) sem segurança e comerciante é executado na calçada da Promotoria

Aconteceu o que o prefeito Ademar Ferreira e o promotor de Justiça de Caraúbas temiam. Voltaram a matar na cidade. O crime aconteceu no início da noite deste sábado, por ironia, na calçada da Promotoria. Não foi por falta de aviso, de pedido de segurança para o município de Caraúbas e região ao Secretário de Segurança Aldair Rocha, do Governo do Estado.

Há poucas semanas Ademar Ferreira e seus auxiliares estiveram conversando com Aldair Rocha, em Natal, pedindo segurança para Caraúbas. A cúpula de segurança explicou ao prefeito que o Governo do Estado não tinha recursos (o que não é verdade) e aguardava novas contratações.

Há poucos dias, Ademar Ferreira e seus auxiliares foi de novo ao secretário segurança pedir por segurança para Caraúbas. Os argumentos do prefeito são fortes. Caraúbas, no passado, ficou nacionalmente conhecida pela violência, algo que destruiu a imagem do município e o atual prefeito não quer de volta este cenário de maneira nenhuma. O quadro de insegurança e intranqüilidade das famílias caraubenses foi melhorado com a presença de Operação Oeste, policiais civis e militares na cidade, mas este ano a cidade ficou sem delegado, sem escrivão e apenas com 3 PMs para 20 mil habitantes. Pior, os PMs usam um carro que não pode ultrapassar a velocidade de 60 km, devido aos amortecedores velhos. Quando é preciso ir à zona rural, a cidade fica desguarnecida. O secretário Aldair Rocha não deveria, não podia fazer isto com Caraúbas.

Conforme o prefeito Ademar Ferreira, partindo de Caraúbas é possível seguir por estradas carroçáveis para nove cidades da região Oeste e Médio Oeste. Ou seja, os bancos do Brasil e Bradesco da cidade estão sem segurança nenhuma. Servidores trabalham assustados. Além disto, em Caraúbas tem um presídio lotado de homens perigosos, cerca de 150 no lugar que deveria haver no máximo 90. Se precisar de socorro, a quem pedir? Hoje, por exemplo, os agentes penitenciários evitaram uma fuga em massa que aconteceria hoje à noite, por um buraco, no Presídio de Caraúbas.

“Evitamos a fuga”, diz um agente. Já no início da noite deste sábado (29), o cidadão conhecido por Neto de Chico de Tonheca foi executado por dois homens numa moto. A PM não teve como fazer diligência e apenas um agente isolou o local para o ITEP recolher o corpo e fingir que faz perícia. Era disto que o prefeito Ademar Ferreira temia quando foi conversar com o secretário Aldair Rocha e de quem ouviu um não, um não a segurança pública de Caraúbas, que pode ter sido por desconhecer a história de Caraúbas, do Rio Grande do Norte. Deveria ter ouvido e atendido o prefeito Ademar Ferreira. Porém, é preciso ressaltar que o secretário Aldair Rocha vai ouvir falar de Caraúbas nos próximos dias, quando for chamado para apresentar defesa num processo movido pelo promotor de Justiça Flávio Côrte, exigindo mais segurança para o município.

Fonte: Jornalista Cézar Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails