A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou em nota que pessoas que foram imunizadas contra a gripe A (H1N1) podem ter falso-positivo em exame que detecta o vírus HIV. O resultado positivo da Aids pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a Influenza H1N1. Entretanto, o Hemocentro alerta mesmo dando positivo no primeiro teste a suspeita é descartada ou comprovada após novo exame de Aids.
Segundo Norma Senna, coordenadora da campanha de vacinação no município, a Anvisa já tinha orientado sobre o falso-positivo de HIV em pessoas imunizadas contra a gripe H1N1. "Porém, nenhum caso de falso-positivo foi registrado na cidade devido à série de exames que a pessoa suspeita passa antes da comprovação da Aids. Além disso, a população deve ficar tranquila que a vacina não transmite o vírus da Aids e quem não se vacinou procure uma Unidade Básica de Saúde para ser imunizado", explica a coordenadora.
A Anvisa tinha detectado o problema em março, mas foi exposto pelo órgão recentemente. De acordo com a nota 02/2010 da agência, "podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário