
Apenas 37,1% dos municípios do Rio Grande do Norte têm escolas aptas, pedagogicamente ou fisicamente, a receber pessoas com deficiência. O RN perde apenas para Tocantins, Piauí e Amazonas nesse quesito, ocupando a 24ª posição. Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nos 5.565 municípios do país.
A pesquisa, com dados de 2009, foi divulgada ontem, e coletou informações a partir de questionários respondidos pelas prefeituras. Além de temas ligados à administração, habitação, esporte, cultura, segurança, transporte e meio ambiente, que fazem parte da pesquisa desde sua primeira edição em 2009, foram incluídos três novos temas no questionário: direitos humanos, saúde, e políticas de gênero dos municípios brasileiros.
A Munic 2009 revelou que apenas 9% dos municípios do Rio Grande do Norte possuem sistema municipal de ensino próprio, ou seja, existe uma deficiênciados municípios no sentido de adquirir autonomia financeira, gerencial e políticopedagógica dos estados no que tange aos assuntos educacionais, o que faz com que o estado continue presente na oferta dos serviços educacionais e na política setorial de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário