
Uma tese de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) sugere que adultos obesos ou com sobrepeso podem ter um paladar mais apurado para identificar o gosto doce nos alimentos do que pessoas com o peso normal. Mas também pode ocorrer o contrário: consumir mais alimentos com sal devido ao desenvolvimento de rejeição por alimentos adocicados.
Testes indicaram que as mulheres preferem menores quantidades de açúcar e que os participantes com excesso de peso perceberam mais facilmente o gosto doce. "Foi uma surpresa, porque se achava que as pessoas com sobrepeso ou obesas perceberiam com menor intensidade o gosto doce e, por isso, consumiriam mais alimentos adocicados", disse a autora da pesquisa. Uma das hipóteses levantadas para a maior sensibilidade ao gosto doce por parte das pessoas com sobrepeso ou obesas foi o próprio hábito de consumir mais alimentos adocicados.
Para verificar se existe diferença na forma como as pessoas percebem os gostos básicos em função da idade, estado nutricional e sexo, o estudo propôs uma série de testes sensoriais com 123 adultos. Foram utilizados suco de laranja, para avaliar a percepção do gosto doce, e purê de batata, para avaliar a sensibilidade ao gosto salgado e a percepção de gordura.
Bom dia, nós estamos fazendo uma pesquisa sobre esse assunto tão falado em nossa sociedade e que a cada dia tem acometido mais pessoas, muitas morrem porque e comer demais se tornou um vício, um problema psicológico, comem por ansiedade, por
ResponderExcluirestarem com problemas ,por inúmeros motivos se justificam com a vida para comer, mas claro que nem todos são assim, há aqueles que tem problemas na tireóide e engordam sem querer, ou problemas de menopausa, que é uma fase ruim e muitas mulheres ganham peso indesejável. mas seja qual for o caso, deve-se procurar ajuda profissional para conseguir superar.