Minha lista de blogs

terça-feira, 3 de maio de 2011

Pessoas obesas podem ter paladar mais apurado, diz estudo


Uma tese de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) sugere que adultos obesos ou com sobrepeso podem ter um paladar mais apurado para identificar o gosto doce nos alimentos do que pessoas com o peso normal. Mas também pode ocorrer o contrário: consumir mais alimentos com sal devido ao desenvolvimento de rejeição por alimentos adocicados.
Testes indicaram que as mulheres preferem menores quantidades de açúcar e que os participantes com excesso de peso perceberam mais facilmente o gosto doce. "Foi uma surpresa, porque se achava que as pessoas com sobrepeso ou obesas perceberiam com menor intensidade o gosto doce e, por isso, consumiriam mais alimentos adocicados", disse a autora da pesquisa. Uma das hipóteses levantadas para a maior sensibilidade ao gosto doce por parte das pessoas com sobrepeso ou obesas foi o próprio hábito de consumir mais alimentos adocicados.
Para verificar se existe diferença na forma como as pessoas percebem os gostos básicos em função da idade, estado nutricional e sexo, o estudo propôs uma série de testes sensoriais com 123 adultos. Foram utilizados suco de laranja, para avaliar a percepção do gosto doce, e purê de batata, para avaliar a sensibilidade ao gosto salgado e a percepção de gordura.

Um comentário:

  1. Bom dia, nós estamos fazendo uma pesquisa sobre esse assunto tão falado em nossa sociedade e que a cada dia tem acometido mais pessoas, muitas morrem porque e comer demais se tornou um vício, um problema psicológico, comem por ansiedade, por
    estarem com problemas ,por inúmeros motivos se justificam com a vida para comer, mas claro que nem todos são assim, há aqueles que tem problemas na tireóide e engordam sem querer, ou problemas de menopausa, que é uma fase ruim e muitas mulheres ganham peso indesejável. mas seja qual for o caso, deve-se procurar ajuda profissional para conseguir superar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails