Minha lista de blogs

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Veja um breve histórico da Presidente eleita Dilma Rousseff

A mineira Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte no dia 14 de dezembro de 1947.
Ela é a filha do meio do búlgaro Pétar Russév — que, quando chegou ao Brasil, mudou seu nome para Pedro Rousseff. Dilma tem o mesmo nome de sua mãe, Dilma Jane Silva.
O primeiro contato de Dilma com política foi em 1965, quando conseguiu entrar na escola Estadual Central. Lá, deu os primeiros passos no movimento estudantil secundarista.
Ela só se filiou a uma organização dois anos depois, quando entrou para a Política Operária (Polop), que pretendia derrubar a ditadura militar e instituir o socialismo no Brasil.
Após brigas internas na Polop, Dilma, que era a favor da luta armada para alcançar a revolução socialista, e ajudou a formar o Comando de Libertação Nacional (Colina). O grupo foi responsável, entre outras ações, pelo roubo ao Banco da Lavoura de Sabará, em 14 de janeiro de 1969.
Dilma foi presa em São Paulo — após diversos outros integrantes do grupo que ela integrava também serem encontrados. Torturada na prisão, Dilma mentiu em seus depoimentos. Anos depois, em 2008, diria sentir orgulho da atitude. Ao todo, ela passou cerca de 4 anos na prisão, de 1970 a 73.
Quando os militares finalmente saíram do poder, Dilma se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Quando Lula foi eleito presidente da República, Dilma integrava a comissão estratégica do PT na área de energia. Destaque nas reuniões, ela chamou a atenção de Lula, que a convidou a ser ministra de Minas e Energia.
Após o escândalo do mensalão, Dilma foi convidada por Lula a assumir no lugar de José Dirceu, como ministra da Casa Civil, em junho de 2005 — pegando boa parte dos analistas políticos de surpresa.
Lula anunciou que Dilma seria a candidata do PT à Presidência em 14 de abril de 2009.
Doze dias depois do anúncio de Lula, Dilma disse que havia feito uma cirurgia para retirar um câncer no sistema linfático. O presidente só ficou sabendo da cirurgia 48 horas antes. Paula, filha de Dilma, só foi informada na véspera.
Por causa da quimioterapia que enfrentou, Dilma raspou a cabeça — preferiu cortar tudo ao ver os cabelos caírem aos poucos. Enquanto o cabelo não crescia, ela apareceu em público usando o mesmo modelo de peruca.
Durante um discurso feito no dia 15 de dezembro de 2009 na conferência sobre o clima em Copenhague, a então monistra Dilma Rousseff se confundiu e acabou cometendo uma gafe: "O meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. E isso significa que é uma ameaça para o futuro do nosso planeta e dos nossos países", disse ela.
No dia 31 de outubro de 2010, ela se tornou a primeira mulher a ser eleita presidente da República no Brasil. Ela recebeu cerca de 55 milhões de votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails