Minha lista de blogs

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto de 8,9 graus atinge o Japão



Tsunami atinge o Japão após forte terremoto
A magnitude do tremor foi de 8,9 graus na escala Richter

A costa nordeste do Japão foi sacudida nesta sexta-feira por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que gerou uma tsunami de dez metros que arrastou carros e construções no litoral perto do epicentro.

Ao menos cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas na cidade de Fukushima, no norte do país, segundo a rede de televisão pública NKH.

É o maior terremoto a sacudir o Japão em 140 anos. A tsunami arrasou tudo o que encontrou em sua passagem, incluindo casas, carros, prédios incendiados e embarcações. Cerca de quatro milhões de casas estão sem energia elétrica em Fukushima.

O tremor deixou muitos feridos, causou incêndios e formou um muro de água ao longo da costa, levando a emissão de alertas para as pessoas se afastarem em direção a áreas mais altas.

As Filipinas, Taiwan e Indonésia emitiram alertas de tsunami, revivendo memórias da enorme tsunami que atingiu a Ásia em 2004. O Centro de Advertências de Tsunamis do Pacífico ativou alertas para países tão distantes como Colômbia e Peru.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí também emitiu alertas de tsunami para o Japão, a Rússia, a Ilha Marco, as Ilhas Marianas do Norte, Havaí, Austrália e também para países mais distantes banhados pelo Pacífico como Colômbia e Peru.

Houve várias réplicas do tremor muito fortes. Em Tóquio, os prédios oscilaram violentamente.

O terremoto aconteceu às 14h46m (2h46m no horário de Brasília) e foi seguido quase meia hora depois por uma série de réplicas, entre elas uma com uma magnitude de 7,4 graus.

As imagens da televisão pública NHK mostraram inundações em vários povoados da costa japonesa, onde dezenas de carros, barcos e prédios foram arrastados pelas águas.

A emissora mostrou um enorme muro de água arrastando escombros e incluindo incêndios em uma zona agrícola costeira perto da cidade de Sendai, com uma população de um milhão de pessoas.

A NHK também exibu chamas e fumaça negra saindo de um edifício em Odaiba, um subúrbio de Tóquio, e o tráfego de trens bala em direção ao norte do país foi suspenso. Em Tóquio foram desativados os serviços de metrô e de trens suburbanos, e passageiros foram retirados do aeroporto de Narita.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails